Interiores é um segmento que sempre seguiu tendências. É algo mutável, que está constantemente em evolução. Segundo a All Art Schools, uma das áreas que mais tem crescido é a incorporação de elementos sustentáveis no design de interiores. Desde a incorporação de elementos que auxiliem na eficiência do espaço até revestimentos eco-friendly, inovação é a palavra chave quando pensamos em um projeto de interiores sustentável. E hoje vamos falar de algumas formas para auxiliar alcançar essa sustentabilidade.
A primeira é maximizar o uso do espaço, para minimizar o tamanho das construções e a necessidade de recursos. Já falamos disso na Dica Sustentáveis por Eco-arquitetos #2 com mais detalhes. O conceito gira em torno de espaços flexíveis e funcionais, tirando o maior proveito do construído e eliminando espaços obsoletos.
As próximas dicas estão relacionadas aos materiais. O primeiro ponto é: sempre procure saber a origem dos mesmos. Devemos dar preferência aos fornecedores locais, que produzem de forma responsável ambientalmente e socialmente.
O uso de revestimentos mais renováveis, não tóxicos, não poluentes ou reciclados conta pontos para a maioria dos métodos de certificação. Então, priorize produtos naturais, orgânicos e hipoalergênicos, que não passaram por processos químicos.
Além disso, a escolha consciente de esquadrias (que diminuem as trocas térmicas com o exterior) e equipamentos (como bacias com menor consumo de água), deixam os edifícios mais eficientes.
Outro ponto é ser criativo no reaproveitamento, principalmente quando se diz respeito a móveis e itens de decoração. Estes elementos podem ganhar uma repaginada com consertos, novos usos ou acabamentos.
Agora, vamos para a iluminação. Como vimos semana passada, o aproveitamento da iluminação natural é importante tanto para o bem-estar dos usuários quanto para a economia de energia. Então, sempre priorize a luz natural! Quando houver necessidade de luzes artificiais, escolha aquelas que emitem menos calor, com maior durabilidade.
Viu como é possível criar projetos de interiores mais sustentáveis, sem perder o charme e beleza?
Fontes:
All Art Schools – Archdaily – Archiproducts – Blog da Arquiteta – Casa Vogue – Wookpecker Flooring