Lembram do post em que mostramos o Tree Storey? Hoje vamos falar de outro projeto do Penda: o Magic Breeze.
O Magic Breeze é um projeto residencial para Hyderabad, na Índia, com 145 apartamentos. Tanto o projeto Tree Storey quanto o Magic Breeze seguem alguns conceitos em comum. A tipologia casa com jardim é um deles: aqui, foram criadas varandas com gramado e floreiras modulares. A escolha das espécies vegetais é feita pelos proprietários, as quais variam entre plantas ornamentais ou comestíveis.
Fornecendo essas varandas para cada apartamento, o edifício fica mais leve e dá a sensação de espaços mais abertos e iluminados. Além disso, os jardins funcionam como um sistema de resfriamento passivo, com ventilação natural e bloqueio do clima quente da cidade. Isso garante cerca de 60% de economia de energia, se comparado a um edifício tradicional.
Planta:
O parque do Magic Breeze:
No térreo, o projeto prevê um parque. Essa ideia de continuar as áreas verdes para o céu também foi apresentada no Tree Storey, como se o parque continuasse verticalmente, projetando-se para o edifício.
Segundo os arquitetos, mais uma vez a inspiração veio das escadarias da Índia, pois acreditam que esta construção simboliza o equilíbrio entre necessidade humana e impacto ambiental, onde beleza e função estão entrelaçados e em harmonia. Seu desenho inspirou os espaços criados no projeto, utilizados como canteiros.
A segunda fonte de inspiração influenciou os caminhos, baseados em labirintos de água indianos. Eles criam diferentes atmosferas para cada percurso: de jardins privativos até praças mais abertas, capazes de se tornar pontos de encontro. Os trajetos foram categorizados em três velocidades: um caminho reto e largo, para rápido deslocamento; outro para velocidades intermediárias, com percursos diretos, porém com possibilidade de aproveitar a paisagem; e o terceiro para um promenade despreocupado, com pequenos espaços que se revelam, cheio de surpresas para o usuário, como jardins de cheiro, fontes, bancos, etc.
Fontes:
Archdaily 1 – Archdaily 2 – Dezeen – Penda
So me digam onde fica este ceu