Seguindo o post de Dicas #1 dos Eco-Arquitetos que apresentamos há algumas semanas, elaboramos o post de hoje em cima das possibilidades de uso do bambu para vocês se inspirarem. Este material se destaca como uma opção sustentável principalmente por ter crescimento rápido, com possibilidade de extração em apenas 5 anos. Vamos aos exemplos?
O bambu como estrutura:
Ele é conhecido pelas suas fibras resistentes, que trabalham muito bem a compressão, e pelo baixo peso próprio. Nada mais natural que tirarmos proveito destas características como estrutura na construção.


Além da utilização das hastes em sua forma natural, como vimos nos exemplos anteriores, temos estruturas compostas pelo material laminado e prensado, permitindo a criação de peças de diferentes formas e tamanhos.


Como cobertura:
A forma do bambu auxilia no seu encaixe e pode ser utilizado como cobertura, substituindo as telhas de barro ou de concreto.


Em fachadas:
Painéis de bambu podem ser uma boa (e linda) opção para fachadas. Podem ter a função de revestimento ou trabalharem como brises, para diminuir a incidência da radiação solar, dependendo da separação das hastes.



Em aberturas:
O bambu também pode ser utilizado nas aberturas como esquadrias, pelas suas propriedades térmicas, rigidez e resistência às intempéries. Como seu módulo de elasticidade é maior que a madeira, o material é mais estável a mudanças de temperatura.


Interiores:
Além de todos estes usos que já citamos, o bambu pode ser utilizado como revestimento de pisos e paredes, como forro, em móveis e em objetos decorativos.




Fontes:
Archdaily – Behance – Dezeen – Lamboo – Pinterest – Sala 7
Muito lindo e seguro.Amei.
Gostei muito…. Muito bom gosto.
Adorei conhecer o bambu e suas utilidades na área estrutural da engenharia. Hoje faço pequenos trabalhos em bambu.
Muito interessante o POST, parabéns. Trabalhamos com o bambu no Jardim Botânico de Santa Maria. Temos estruturas como geodésicas, viveiros, bancadas, mesas, cadeiras e artesanato.
Onde encontro modelos. Plantei bambu gigante e tenho interesse em futuro próximo construir uma geodêsica pra reunião/ descanso.
Gostaria de saber como posso fazer para conservar o bambú é ter maior durabilidade.
Oi, Jaime, você pode passar verniz ou seladora no bambu para protegê-lo das intempéries.
Existe uma época certa para cortar/extrair o bambu? Para que ele não se estrague com facilidade.
Como eu não sabia responder sua pergunta, fui pesquisar. Achei um site bem interessante: https://ecoviladamontanha.org/colheita-do-bambu/
Espero ter ajudado,
Alice
Sempre adorei trabalhos com bamboos.. utilizo várias móveis entre outras coisas com bamboos.. que legal ver esses projetos diferentes..
Que bom que gostou 🙂
Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!
Fico feliz que tenha gostado! 🙂 Estou querendo retomar o site em breve
Olá
Gostei muito do post. Tenho interesse em fazer uma cobertura para nossa garagem de bambu. Vc realiza este trabalho?
Oi, Cristina! Tudo bem? Não fazemos, somos apenas um blog informativo. E infelizmente, não conheço nenhum fornecedor para te indicar.
Boa sorte!
Alice
o problema é que cupim ama o bambu
Isso! Sempre é bom tratar o babu e a madeira contra cupins 🙂
Gosto muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!
Eu Maria Do Socorro, tenho interesse em desanei de projeto de casas construída na alvores como possuo fazer.
Olá, Maria do Socorro, tudo bem?
Nosso site é apenas informativo. Para esse tipo de projetos, você deve consultar um arquiteto e/ou engenheiro. 🙂
Ótima ideia a construção em bambu, mas para produzi-la em arquitetura belíssima resistente, é necessário ter mãos habilidosas. Parabenizo a equipe da Greentopia.
Muito obrigada, Raimundo. Fico feliz que tenha gostado
Onde encontro modelos. Plantei bambu gigante e tenho interesse em futuro próximo construir uma geodêsica pra reunião/ descanso.
Oi, eu tambem intereso no Bambú, e pode ser uma excelente alternativa de Arquitetura sustentável e amiga do Ambiente..Tem grande vantagem..Pois é que crece muito rápido comparado com a madeira..Por em cuanto, pra solucionar o problema do Cupim , pode ser tratado com o produto específico contra a praga..E pronto.!!
Sim! Cresce bem mais rápido e é uma ótima alternativa!