Vocês se lembram de Allison Dring, que junto com Daniel Schwaag, criaram a empresa Elegant Embellishments, que produz elementos filtrantes de fachada? Em um post passado, já falamos sobre eles. Nesse vídeo, em uma palestra que deu para a TEDxBerlim, ela fala sobre este projeto e sobre o Biochar.
O mais interessante é ver como a missão da empresa engloba os pilares da sustentabilidade: eles querem produzir algo economicamente viável, que melhora a qualidade de vida da sociedade e regenera a natureza.
Os elementos trazem algo esteticamente interessante para a cidade, além de serem ecologicamente corretos. Sabe-se que a tecnologia aplicada afeta o entorno próximo da edificação. Porém, se mais edifícios na cidade começarem a usá-la, podemos obter uma melhora significativa em escala maior.
Biochar: o material carbono negativo
Na última parte do vídeo, Allison fala sobre o Biochar, o material “feito do ar” (made from air), que utiliza o gás carbônico da atmosfera na sua produção.
Como assim? Ele é produzido com os resíduos de biomassa, que absorvem o CO2 da atmosfera. Em um processo chamado de pirólise, esses resíduos são levados para um forno sem oxigênio, até sua decomposição térmica. Dessa queima, 50% é convertido em energia. Os outros 50%, são o Biochar, um produto que tem um ciclo de vida estimado em mil anos.
E por que isso é importante? As emissões de gás carbônico agravam o aquecimento global. Esse fluxo de carbono se dá quando há queima de combustíveis fósseis: tiramos o carbono da terra e o transformamos em CO2, que é lançado na atmosfera.
Muitos produtos são neutros de carbono, ou seja, o processo de sua fabricação utiliza a mesma quantidade de CO2 que emite. Porém, como lançamos muito carbono para atmosfera, não contribuir para o seu aumento não é suficiente. A queima de biomassa para produzir energia já vem sendo feita e a aplicação principal do Biochar é como adubo, em quantidade ainda pequena.
HexChar: módulo de fachadas
O Biochar pode ser matéria-prima de outros produtos além de adubo e é de extrema importância encontrarmos outras aplicações.
Quando conseguimos isolar o carbono do CO2 diretamente da atmosfera, invertemos o ciclo de consumo. Assim, o carbono vira matéria-prima e pode ser usado para outros fins, como nos módulos HexChar. Ainda em fase de desenvolvimento, o biochar é misturado com um aglomerante biodegradável e moldado através de calor e pressão, resultando em elementos de fachada bem agradáveis aos olhos.
Quanto mais produtos negativos de carbono forem produzidos, maior a quantidade de absorção do gás carbônico, maior a sua redução no ar e melhor para o clima. Além disso, esse material pode ser descartado de forma segura em aterros, devolvendo o carbono para o solo. A natureza agradece!
Fontes: Elegant Embellishments – Tumblr Elegant Embellishments