Cada dia mais vemos as lajes superiores sendo aproveitadas. Novas tecnologias e novos materiais possibilitam a criação de telhados verdes de qualidade. Quais as vantagens e o que devemos nos atentar para tirar maior proveito deste elemento construtivo?
Vamos começar pela parte boa?
Vantagens dos telhados verdes:
Vantagem #1:
Quanto a eficiência energética: Os telhados verdes auxiliam na economia de energia dos sistemas de refrigeração (no verão) e de aquecimento (no inverno), uma vez que a camada vegetada na laje superior age como isolante térmico.
Vantagem #2:
Quanto ao sistema de energia solar: A absorção do calor pela vegetação aumenta a eficiência dos painéis solares.
Vantagem #3:
Quanto ao conforto acústico: A camada de solo e vegetação cria uma barreira com o meio externo.
Vantagem #4:
Quanto ao sistema de captação das águas pluviais: O telhado verde serve como filtro de água, principalmente das partículas sólidas.
Vantagem #5:
Quanto a manutenção: O telhado verde protege a camada de impermeabilização e a laje contra dilatações térmicas, aumentando sua vida útil e espaçando as manutenções.
Vantagem #6:
Possibilidades de uso: O telhado verde pode ser aproveitado como área de lazer ou até mesmo como horta.
Vantagem #7:
As vantagens para a cidade: Não é apenas a edificação com o telhado verde que pode aproveitar das suas vantagens. O uso de coberturas verdes aumenta a biodiversidade do local, cria um microclima mais agradável, reduzindo o efeito de ilhas de calor e melhora a qualidade do ar do entorno, pois serve como filtro dos gases tóxicos.
Cuidados: planejar é tudo!
Para desempenhar com eficiência sua função, todo telhado verde deve ser bem planejado.
Primeiro, porque é um sobrepeso na estrutura da construção, que deve estar preparada para sustentar cargas extras.
E segundo que a percolação da água a manterá por mais tempo na cobertura. Isso é bom para o amortecimento da curva das chuvas, porém a impermeabilização deve ser bem executada. Por isso, sempre contrate um profissional experiente, para não ter que refazer o trabalho.
O custo inicial também é um porém, por ser mais elevado que uma cobertura tradicional. A longo prazo, o pay back é garantido, ainda mais se a escolha das espécies der preferência para as plantas nativas, que não necessitam de regas constantes.
E aí? Acharam que as vantagens valeriam a pena o investimento e cuidado? Fiquem ligados no nosso Instagram para mais exemplos de telhados verdes durante a semana!
Fontes:
Contemporist – Gardenista – Infographics Mania – Instituto Cidade Jardim – Obvious Mag – Referans – Remodelista – São Geraldo – Unhappy Hipsters