Ano novo, novas ideias… E para começar bem, nosso primeiro post de 2017 mostra a visão de Mónica Araya, em um discurso que é pura inspiração! Como construir uma sociedade sem combustíveis fósseis?
Sim, é um grande desafio. O mundo inteiro depende dessa fonte de energia que, diga-se de passagem, não é nada sustentável…
E então, é possível retirar esta variável que hoje está no centro da equação do desenvolvimento? Segundo Mónica, a resposta pode estar na mudança do nosso modelo de urbanização e de transportes. Uma cidade construída para pessoas, com uma boa rede de transporte público movida com energias renováveis, talvez seja a solução para o nosso futuro:
Costa Rica poderia ser a precursora da abolição dos combustíveis fósseis?
Como citado no vídeo, a Costa Rica já ultrapassou fronteiras ao abolir o exército do país. Devastada por uma guerra civil, que terminou em 1948, o que emergiu foi uma nova realidade para os cidadãos. Os investimentos destinados ao setor militar foram realocados em saúde, educação e sustentabilidade ao longo de todos estes anos.
O que isso prova? Que a Costa Rica conseguiu quebrar os paradigmas do desenvolvimento “tradicional”. Conforme citado por Mónica, é um “pequeno país com grandes ideias” e consegue solucionar problemas de desenvolvimento contemporâneo pensando “fora da caixa”. Acreditar é poder e todos nós deveríamos ter participação nas mudanças do mundo, por menor que elas sejam.
É nisso que o discurso dela se baseia e é lindo de ser ouvido!
Quem é Mónica Araya?
Mónica Araya é autora e consultora costa-riquenha sobre desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas, fundadora e diretora da Nivela e Costa Rica Limpia.
Nivela é uma plataforma de análises e reflexões sobre como o fator ambiental e objetivos socioeconômicos andam juntos na busca do desenvolvimento dos países.
Costa Rica Limpia é uma plataforma que procura debater o desenvolvimento sustentável, através da perspectiva dos cidadãos, principalmente sobre energia renovável, transporte público e mudanças climáticas.
E como vocês avaliam a situação do Brasil, diante das ideias do vídeo? Acham que conseguiríamos ter um desenvolvimento mais sustentável em nossas cidades?
Fontes:
BBC – Costa Rica Limpia – E3G – Eco Desenvolvimento – Flick Arturo Sotillo – Nivela – TED Talks