O arquiteto Bill Dunster, diretor da empresa ZedFactory, tem uma possível solução para a crise de moradia do Reino Unido: construir pequenos flats, os ZedPods, sobre estacionamentos da cidade. A ideia foi apresentada em março deste ano, na feira EcoBuild, em Londres.
Os ZedPods são pré-fabricados e [PASMEM!] têm apenas 7 m2. Eles custam entre 55 e 60 mil libras para instalação, um aluguel de cerca de 750 libras por mês, incluindo taxas, para os futuros moradores.
Estes flats seriam instalados nos chamados park and ride, áreas de estacionamento próximas a hubs de transporte. É basicamente um melhor aproveitamento do espaço em terrenos valorizados. Estes lotes são bem localizados, com acesso fácil ao transporte público e passariam a ter duas funções: de estacionamento e de habitação social. Como? As residências são elevadas, para permitir a utilização dos veículos no térreo.
E qual são as características sustentáveis? A primeira coisa é o objetivo da empresa em criar projetos com baixa emissão de carbono. Segundo, como são pré-fabricados, sua construção é limpa e sem desperdícios. E terceiro, o projeto prevê um sistema de reciclagem de água e painéis solares na cobertura, que abastecem a residência e os pontos de carga para carros elétricos.
Os flats ZedPods em Oxford:
A ZedFactory está negociando permissão das prefeituras de utilizar seus estacionamentos pelo tempo mínimo de 25 anos, sem necessidade de financiamento das autoridades locais. A primeira oferta foi para a cidade de Oxford, com a instalação de 50 destas residências.
Alex Hollingsworth, um dos membros do Conselho Municipal de Oxford, alega que resolveram testar o projeto pois estão sempre abertos a novas ideias plausíveis que contribuam com a resolução de algum problema da cidade.
Porém alguns pontos estão impedindo a evolução do projeto. O Conselho Municipal argumentou que a poluição do ar causada pelos veículos prejudicaria a qualidade de vida dos futuros moradores. Além disso, a degradação do valor do terreno e altos custos de implantação não viabilizam o projeto.
O arquiteto rebate. O número de carros nos park and ride não é superior a quantidade de tráfego no centro da cidade. E, quanto ao argumento do valor da terra, os flats poderiam ser facilmente rebocados para outra localização, caso a prefeitura optar por revitalizar alguma área.
Os flats ZedPods em Shanghai:
A empresa exibiu também sua ideia na Shanghai Art & Design Exhibition, este ano.
O arquiteto explica como a Shanghai iria se beneficiar dos ZedPods em um esquema simples. Com o desenvolvimento da cidade, os flats poderiam ser movidos de acordo com a demanda, evitando demolições.
Fontes: