Vocês sabiam que madeira é um dos materiais mais sustentáveis por aí? Sim, porque não emite dióxido de carbono. Pelo contrário: ela absorve! Além disso, seu beneficiamento consome menos energia do que os outros materiais de mesma finalidade e a consequência são menores emissões dos gases do efeito estufa. E que tal adicionarmos o benefício da pré-fabricação nesta equação? Pois o post de hoje trata exatamente disso: é possível construir edifícios rapidamente com madeira?
Para comprovar que si, é possível, vamos mostrar dois bons exemplos: o Brock Commons e o Tamedia Office Building.
Brock Commons (Acton Ostry):
O primeiro exemplo é o Brock Commons, edifício dormitório da University of British Columbia, no Canadá. Ele é considerado o mais alto edifício pré-fabricado em madeira certificada, com 53 metros de altura.
A estrutura do edifício é feita quase na totalidade por madeira, inclusive as lajes. Tem-se a utilização de estrutura metálica apenas no telhado e de concreto na base e nos núcleos rígidos. Aí vocês me perguntam… E a segurança contra incêndio? Pois toda esta madeira foi tratada com uma superfície anti-chamas, para retardar o fogo.
Depois dos componentes pré-fabricados chegarem in loco, a estrutura de madeira foi montada em apenas 70 dias. Isso significa a economia de tempo de meses, se comparado com projetos convencionais de mesmo porte.
O Brocks Commons ficará pronto ainda este ano. Segundo expectativas de projeto, esta edificação irá alcançar o padrão Gold do LEED.
Tamedia Office Building (Shigeru Ban):
Neste edifício comercial, inspirado na arquitetura tradicional japonesa, a estrutura de madeira fica toda aparente.
Também não poderia ser diferente! As peças são verdadeiras obras de arte!
Com vista para o rio Sihl, a fachada é toda feita em vidro incolor. Na verdade, são duas superfícies de vidro, que servem como isolante térmico, criando uma barreira entre o ambiente externo e interno. Isso melhora consideravelmente a eficiência energética da edificação.
Por serem compostas de painéis retráteis, nos dias com temperaturas agradáveis, este espaço pode ser transformado em varandas, reforçando a relação com o entorno.
O mais incrível neste projeto, é que até as conexões utilizadas entre as peças são feitas de madeira. Um verdadeiro trabalho de marcenaria, misturado com engenharia e arquitetura.
Como medidas contra incêndio, a madeira utilizada tem 15% de água, retardando o fogo.
O tema da semana no Instagram são construções de madeira. Tem algum projeto que adora e quer mostrar para a gente? Nos marque na foto! @greentopiabr
Fontes:
Acton Ostry – Archdaily – Home Teka – Naturally Wood – Stylo Urbano