Voltamos! E trazemos a LUZ! Natural, é claro…Hoje falaremos dos benefícios da iluminação natural e mostraremos algumas referências para vocês se inspirarem…
Benefícios:
A luz natural traz diversas vantagens. A primeira que deve vir na sua cabeça é a economia na conta de luz, não é?
Sim, você tem toda razão! Segundo a tese de Daísy Damásio Albuquerque, esta economia pode ultrapassar os 50%, dependendo das condições do ambiente. Claro que devemos sempre tomar cuidado com a radiação solar direta e consequente aumento da carga térmica no interior do edifício. Cada caso deve ser estudado, podendo até ser através de softwares especializados, que mostram o desempenho da edificação em cada caso.
Agora, outros fatores um pouco mais subjetivos também estão relacionados a presença de luz natural. A primeira é a saúde das pessoas: a iluminação natural traz bem-estar aos usuários. Um estudo feito nos países do Norte Europeu, que possuem dias curtos no inverno, comprova que a falta de luz natural pode causar uma depressão chamada SAD (Seasonal Affective Disorder)
A nossa produtividade também melhora com luz natural. Isso porque nosso corpo entende que é a hora de exercermos nossas funções diárias.
Fora que a iluminação é um importante elemento projetual. Apesar de nem sempre ser um ponto notado conscientemente pelo usuário, a luz natural pode sim determinar a estética de um espaço.
Dito isso, vamos no inspirar um pouco?
5 referências lindas com aproveitamento da iluminação natural:





Para mais ideias inspiradoras, fiquem ligados no nosso Instagram!
Fontes:
AEC Web – Archdaily – Casa Vogue – Hege in France – Radar Design – Tese de Daísy Damásio Albuquerque –