O que o cliente queria? Aproveitar a vista de Seattle e otimizar o que o clima e local tinham a oferecer. O terreno? Um declive considerável. O escritório designado para este desafio foi o Balance Associates, acompanhado por uma equipe especializada formada por engenheiros, paisagistas e especialistas solares. E assim nasceu a Capitol Hill Residence, com um desenho interessante, em conformidade com as exigências do cliente e com posturas sustentáveis.
O terreno e suas dificuldades moldaram a planta e a forma da residência, uma vez que o arquiteto manteve o perfil natural do lote e projetou na área menos íngreme disponível. E isso é um grande ponto a favor da sustentabilidade. Quanto menos intervenções fazemos no terreno, melhor no ponto de vista ecológico.
A fundação com área mínima acompanhou a da casa antiga que ali estava. Os pavimentos superiores possuem balanços, que aumentam a área sem ocupar uma maior área do lote.
O segundo destaque do projeto fica logo na entrada: o espelho d’água, alimentado pelas águas pluviais. Este lago de retenção garante que a água de escoamento seja gradativamente enviada para o sistema da cidade, sem sobrecarregá-lo. Foi uma alternativa esteticamente agradável e substituiu o tanque enterrado.
Ao entrar na casa, sentimos outro conceito central do projeto: o aproveitamento da luz natural. São aberturas generosas que deixam o núcleo da residência iluminado, local de entrada e circulação da casa.
Claro que a preocupação dos profissionais também foi para o lado da eficiência energética. Estudos solares moldaram alguns partidos de projeto, como posicionamento das aberturas e o uso de venezianas.
O material dos degraus é translúcido, de acrílico jateado, para transmitir luminosidade para os andares inferiores. Os guarda-corpos são feitos de vidro pelo mesmo motivo. Usando-se duas folhas de laminado, não houve necessidade de acabamento superior, deixando uma permeabilidade visual maior.
Para a escada não roubar a cena no hall, o arquiteto eliminou o apoio do lado externo, deixando os degraus em balanço.
Outros sistemas sustentáveis foram utilizados na casa, como energia solar e poços geotérmicos.
Gostaram do projeto de hoje? Aguardem mais projetos com pouca intervenção no terreno no nosso Instagram!
Fontes: