Solar Cabin: o abrigo temporário zero energia

A combinação de módulos pré-fabricados e energia renovável resultou na Solar Cabin, projeto vencedor de um concurso de residências temporárias para refugiados na Europa. A concepção é dos escritórios holandeses Bureau Zondag e dNArchitectuur.

 

desenhos técnicos solar cabin
Plantas, corte e fachadas da Solar Cabin. (Fonte: Inhabitat).

 

Solar Cabin perspectiva explodida
A Solar Cabin foi feita pensando em oferecer abrigo de forma segura e confortável, através de uma estrutura ambientalmente amigável. (Fonte: Site Oficial).

 

Solar Cabin: rápida, barata e sustentável

Guerras e desastres naturais inesperados. Grande número de pessoas acaba numa situação frágil, sem qualquer tipo de abrigo. Por isso, as primeiras premissas deste tipo de instalação são a agilidade de construção e o baixo custo. Como a Solar Cabin é modular, sua construção é rápida e barata. As paredes são de gesso cartonado, revestidas de cedro. O ambiente aconchegante no interior da residência, criado principalmente pela madeira, tenta passar um pouco mais de conforto aos usuários.

 

interior Solar Cabin
Perspectiva do interior da Solar Cabin Dupla. (Fonte: Inhabitat).

 

A segunda preocupação do time era atender aos objetivos da Holanda: até 2020, 14% de sua energia será proveniente de fontes renováveis. A cobertura inclinada é totalmente revestida de placas fotovoltaicas, gerando energia mais do que suficiente para suprir a demanda da própria casa. A energia excedente seria repassada para a rede. Assim, a Solar Cabin não será apenas uma residência, mas também uma fonte de energia limpa para a cidade.

 

placas solares solar cabin
A quantidade de placas solares instaladas é capaz de gerar energia excedente para a cidade. (Fonte: Site Oficial).

 

Outras posturas sustentáveis são: o sistema de coleta de águas pluviais e uma wetland construída, que ajuda na purificação das águas negras.

Apesar do concurso ser destinado especialmente para refugiados, esse tipo de residência é apropriada para outros fins. Segundo os idealizadores, a Solar Cabin é uma moradia digna para pessoas carentes ou para estudantes ao redor do mundo.

Sua concepção modular permite diversas configurações: as cabines podem ser enfileiradas ou ficar como um objeto “solto” no terreno.

 

perspectiva externa solar cabin
As cabines enfileiradas com uma área para a comunidade no interior. (Fonte: Site Oficial).

 

Protótipos da Solar Cabin serão montados na Semana do Design Holandês, em Eindhoven, este ano.

 

Fontes:

InhabitatSite OficialTrend Hunter

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *