Como construir uma sociedade sem combustíveis fósseis?

Ano novo, novas ideias… E para começar bem, nosso primeiro post de 2017 mostra a visão de Mónica Araya, em um discurso que é pura inspiração! Como construir uma sociedade sem combustíveis fósseis?

Sim, é um grande desafio. O mundo inteiro depende dessa fonte de energia que, diga-se de passagem, não é nada sustentável…

E então, é possível retirar esta variável que hoje está no centro da equação do desenvolvimento? Segundo Mónica, a resposta pode estar na mudança do nosso modelo de urbanização e de transportes. Uma cidade construída para pessoas, com uma boa rede de transporte público movida com energias renováveis, talvez seja a solução para o nosso futuro:

 

 

 

 

Costa Rica poderia ser a precursora da abolição dos combustíveis fósseis?

 

Como citado no vídeo, a Costa Rica já ultrapassou fronteiras ao abolir o exército do país. Devastada por uma guerra civil, que terminou em 1948, o que emergiu foi uma nova realidade para os cidadãos. Os investimentos destinados ao setor militar foram realocados em saúde, educação e sustentabilidade ao longo de todos estes anos.

 

 

O país é exemplo mundial em ecoturismo. (Fonte: Eco Desenvolvimento).

 

Será que a Costa Rica conseguirá se livrar totalmente dos combustíveis fósseis em um futuro próximo? O país já usa energias limpas em quase 100% da sua demanda, com geração hidrelétrica, geotérmica, eólica, solar e de biomassa. (Fonte: BBC).
Será que a Costa Rica conseguirá se livrar totalmente dos combustíveis fósseis em um futuro próximo? O país já usa energias limpas em quase 100% da sua demanda, com geração hidrelétrica, geotérmica, eólica, solar e de biomassa. (Fonte: BBC).

 

O que isso prova? Que a Costa Rica conseguiu quebrar os paradigmas do desenvolvimento “tradicional”. Conforme citado por Mónica, é um “pequeno país com grandes ideias” e consegue solucionar problemas de desenvolvimento contemporâneo pensando “fora da caixa”. Acreditar é poder e todos nós deveríamos ter participação nas mudanças do mundo, por menor que elas sejam.

É nisso que o discurso dela se baseia e é lindo de ser ouvido!

 

 

Quem é Mónica Araya?

Mónica Araya é autora e consultora costa-riquenha sobre desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas, fundadora e diretora da Nivela e Costa Rica Limpia.

Nivela é uma plataforma de análises e reflexões sobre como o fator ambiental e objetivos socioeconômicos andam juntos na busca do desenvolvimento dos países.

Costa Rica Limpia é uma plataforma que procura debater o desenvolvimento sustentável, através da perspectiva dos cidadãos, principalmente sobre energia renovável, transporte público e mudanças climáticas.

 

 


E como vocês avaliam a situação do Brasil, diante das ideias do vídeo? Acham que conseguiríamos ter um desenvolvimento mais sustentável em nossas cidades?


 

 

Fontes:

BBCCosta Rica LimpiaE3GEco DesenvolvimentoFlick Arturo SotilloNivelaTED Talks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *